Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias.

1º Dica - O exemplo dos pais é fundamental, somos os espelhos dos nossos filhos. Eu sempre li muito, além dos livros da faculdade eu sempre tive o hábito de ler, pois sempre vi os meus pais lendo muito. A Nanne tem o mesmo hábito, pois ela segue o exemplo! “Pais leitores terão mais facilidade para criar o mesmo hábito nos filhos”, afirma Gislene Gambini, proprietária da livraria Novesete, em São Paulo.
2º Dica- Tenha livros em casa! Seja em uma estante, ou dentro de uma caixa, em cima da cabeceira da cama, não importa. Mas tenha livros apropriados para a idade do seu filho pela casa. Uma dica bem legal para as crianças, é a leitura na hora que vão usar o troninho, deixe alguns livros no banheiro.
3º Dica - Faça passeios culturais, bibliotecas, livrarias, e outros espaços relacionados, onde a criança possa ler e brincar. Assim, ela vai associar a leitura ao prazer. Sensação que, certamente, irá influenciar a relação com os livros pelo resto da vida. Quando as crianças estão um pouco maiores, é importante aqui que elas tenham autonomia de escolher os seus livros, então deixe-as sozinhas para que eles possam explorar as prateleiras e corredores.


5º Dica - Adicionar textura a um livro de imagens! Você pode utilizar uma pistola de cola quente para fixar um material que é apropriado. Por exemplo, colar uma bola de algodão para as ovelhas. Como você está lendo o livro, vai incentivar a criança a tocar nas ovelhas e o que sente (por exemplo, macio, fofo etc.). Anexar textura em um livro pode ser muito útil para enriquecer a leitura, dando mais informações sobre os personagens e os contextos, aumentando a memorização da história.
6º Dica - Usar recursos visuais e adereços. Hoje em dia muitos livros infantis já vem com adereços para acompanhar a história, mas se não possuir não há problemas, use uma miniatura de animais presentes no livro ou objetos que os personagem usam ou têm contato. Uma vaca que gostava de cozinhar no livro pode ser representada por um bicho de borracha e você pode incrementar com utensílios da cozinha, uma panelinha e uma colher de pau. Ao usar essa estratégia você ajuda a criança a recontar a história e a trazer os objetos que estão ao redor dela em um contexto diferente. Sentir e manipular os recursos visuais e/ou adereços, enquanto você lê a leitura do livro da história pode ajudar a tornar tudo mais rico e envolvente.

8º Dica - Mexa-se!! Ao ler um livro se levante e imite certos movimentos. Se o personagem do livro está na natação, imite uma pessoa nadando. Se o personagem está saltando, salte! Incentive a criança a também fazer.

10º Dica - Livros infantis são muito caros, sim, infelizmente o acesso a cultura é bem caro no nosso país. Mas isso não é desculpa para não ter livros em casa! Em todo o país temos muitos sebos que vendem livros usados em bom estado. Faça troca com os amiguinhos do condomínio, da escola, com os parentes. Depois da leitura de um livro é muito bacana que haja a troca desse livro, além de estimular a criança a dividir e economizar ela tem a possibilidade de contar o que achou do livro para outra pessoa.
0 Comentários
Obrigada pela visita!