Até que em 2012 começamos a receber e pagar pelas nossas contas, e ai a loucura começou de vez, UM DOS MAIORES MOTIVOS DE BRIGAS ENTRE CASAIS É FINANCEIRO. Eu sempre achei que eu nunca conseguiria, ser alguém com controle seja de qualquer coisa na vida, eu sou super bagunceira, e sempre desistia no meio do caminho de tudo o que queria fazer, mesmo se algo estivesse dando certo.
Ao mesmo tempo as coisas clarearam muito, um mês estava se iniciando, então eu já comecei a preencher a planilha de Fevereiro lancei as contas que recebíamos todos os meses (as famosas despesas fixas), luz, condomínio, escola do Muri, salário de cada um, diarista e o que iriamos poupar, entre outras coisas.
Em Fevereiro me dediquei MUITO a esse controle, todos os dias que usávamos o cartão de débito eu entrava na planilha e lançava, é assim até hoje, todos os dias eu batia e bato ainda hoje o valor do extrato com a planilha. Como nela tenho lançado todos os valores de despesas até o final do mês, consigo ver com antecedência em caso de qualquer dia a conta vá ficar negativa e remanejar com antecedência os pagamentos.
As provisões lançadas nunca vão bater corretamente, até porque as contas mudam de valores as variáveis, conforme o seu consumo. As contas fixas não mudam, então nelas temos que nos focar e lançar sempre corretamente. Não bater a provisão não significa que você errou.
A real intenção do CONTROLE FINANCEIRO, é saber onde estamos gastando nosso dinheiro, e onde nós podemos melhorar. Com o Controle Financeiro, MUITA coisa mudou por aqui, comecei a estudar o assunto e estudar é o melhor caminho para se aprimorar nesse assunto, hoje temos diversos perfis no Instagram maravilhosos que falam sobre Vida Financeiro, canais no Youtube super legais. Eu sigo vários e procuro me aprimorar todos os os dias.
Depois dessa história toda, vamos as dicas? Por tudo que contei vocês já conseguiram identificar acredito.
DICA 1 - Faça um lista com metas para o ano de 2019, nela inclua sonhos a longo prazo, comprar casa, comprar carro, comprar casa na praia e etc. Sonhar não tem limite.
DICA 2 - Pegue um extrato mensal do mês anterior, e faça uma planilha lançando conforme o extrato e identificando cada despesa.
Não se preocupe logo de cara com "despesas fixas" e "despesas variáveis" assim que você fizer esse controle pelo extrato vai conseguir identificá-las com mais clareza.
DICA 3 - Faça a provisão das mesmas despesas lançadas no mês anterior, para o mês atual, lançando todas as despesas que você paga todos os meses, você vai ver a diferença de valores.
DICA 4 - Tenha FOCO, não desista no primeiro fracasso, ou erro. Eu errei muito nos primeiros meses, se comprometa em preencher aquele controle sempre que usar o cartão de débito da conta ou for data de vencimento de contas, ou de recebimento de salário e etc.
DICA 5 - Envolva o seu parceiro nesse controle, envie sempre que possível, uma foto, a planilha das despesas mensais e trabalhem juntos para que tudo corra como previsto, ou até melhor. Conversem sobre soluções e nunca sobre problemas. Insistir um pouco, é sempre bom, por aqui rolou muita insistência para que ele entrasse nessa comigo, e o negócio começou a melhorar quando ele viu os benefícios desse CONTROLE FINANCEIRO. Começamos a investir, e guardar mais grana, porque começamos a pensar onde estávamos gastando nosso dinheiro.
Espero que tenha clareado um pouquinho para vocês, sobre vida financeira.
No nosso instagram eu vou deixar todos os perfis que eu AMO seguir e que eu estudo e me inspiro muito sobre Vida Financeira. Segue a gente @camilagcamargo
0 Comentários
Obrigada pela visita!